O uso da tecnologia moodle na prática docente em um curso técnico em enfermagem
Ano: 2020
Tipo: Dissertação
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Mestrado
Disciplina: Sem disciplina definida
Universidade (IES): PUCSP
Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde
Fonte de dados: PUCSP Dspace
Autor: Cianflone, Luciana Paula de Almeida
Orientador: Lanza, Leni Boghossiam
Assunto: Tecnico de enfermagem,Capacitacao profissional,Ensino a distancia,Tecnologia educacional,Moodle (Software),Nursing technician,Professional training,Distance education,Educational technology,Moodle platform
Resumo: A utilização da internet a partir dos anos 90 aliada ao avanço das tecnologias multimídia foram instrumentos de auxílio aos docentes na qualificação do processo ensino-aprendizagem. A formação dos técnicos em enfermagem por muitos anos não se utilizou das tecnologias de informação, mas atualmente o ensino e uso de plataformas pode ser um aliado juntamente com métodos ativos de aprendizagem. Pretendeu-se identificar as possibilidades e obstáculos à utilização da plataforma Moodle num curso técnico em enfermagem. Com características qualitativas, exploratório e descritivo, o estudo contou com a participação de 10 docentes enfermeiros e por meio do grupo focal foram colhidos depoimentos, organizados de acordo com o Discurso do Sujeito Coletivo, e posteriormente tematizados. Emergiram três grandes categorias temáticas: o uso da plataforma Moodle e dos métodos ativos de aprendizagem, a infraestrutura da instituição e o comprometimento do discente no processo aprendizagem. Há perspectivas de inclusão de metodologias ativas de aprendizagem na prática dos docentes, podendo tornar-se estratégia pedagógica inovadora, mas que necessitará da capacitação contínua dos docentes e de sua motivação. Por outro lado, há necessidade de que a realidade e necessidades dos alunos sejam focos de mais investigação dos docentes e instituição de ensino. Almejam-se novos estudos nessa direção buscando-se a inovação e autonomia destes profissionais de saúde
Abstract: The use of the internet since the 1990s combined with the advancement of multimedia technologies were the instruments to help teachers to qualify the teaching-learning process. The training of nursing technicians for many years has not used information technologies, but currently the process of teaching and the use of platforms can be an ally together with active learning methods. It was intended to identify the possibilities and obstacles to the use of the Moodle platform in a technical nursing course. With qualitative, exploratory and descriptive characteristics, the study counted on the participation of 10 professors that were nurses and through the focus group, statements were collected and organized according to the Collective Subject Discourse, and later themed. Three major thematic categories emerged: the use of the Moodle platform and active learning methods, the institutions infrastructure and the students commitment to the learning process. There are perspectives for the inclusion of active learning methodologies in the practice of teachers, which can become an innovative pedagogical strategy, but which requires the continuous training of teachers and their motivation. On the other hand, there is a need for the reality and needs of students to be the focus of further research by teachers and educational institutions. New studies are sought in this direction, seeking the innovation and autonomy of these health professionals
Referência: Dissertação (Mestrado em Educação nas Profissões da Saúde) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Sorocaba, 2020-11-26
Tags: