Concepções de professores do Ensino Fundamental I sobre a aprendizagem e o uso de tecnologia em sala de aula



Trabalho

Ano: 2020

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Costa, Priscila Gabriela

Orientador: Ronca, Antonio Carlos Caruso


Assunto: Psicologia da aprendizagem,Tecnologia educacional,Professores de ensino fundamental - Formacao profissional,Learning, Psychology of,Educational technology,Elementary school teachers - Occupational training


Resumo: Neste estudo, buscou-se investigar as concepções de professores do Ensino Fundamental I sobre a aprendizagem na Era Digital, considerando as transformações ocorridas com o desenvolvimento da tecnologia em nossa sociedade. Para tanto, investigamos as percepções de professores sobre a aprendizagem, vantagens e limitações do uso da tecnologia em sala de aula, e o papel do professor nesse contexto. Como embasamento teórico, recorremos às teorias de aprendizagem de David Ausubel e Seymour Papert. A produção de dados apoiou-se no procedimento de entrevistas semiestruturadas com professores do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental I de algumas escolas de Educação Básica localizadas no estado de São Paulo. A análise das informações obtidas foi realizada seguindo a metodologia da Análise de Conteúdo. Constatou-se que a utilização de tecnologias em sala de aula motiva os alunos e desperta o seu interesse, o que pode impactar na aprendizagem. Por outro lado, também permitiu verificar que os professores não estabelecem uma distinção clara entre o ensino e a aprendizagem, não utilizam a tecnologia de maneira intencional para facilitar a aprendizagem cognitiva, e que, às vezes, os recursos tecnológicos são efetivados como estratégias para a diversão na sala de aula ou para reproduzir o que é feito no papel. Contudo, veem a tecnologia como facilitadora em relação ao acesso às informações e motivadora para os alunos. Algumas limitações que apresentaram relacionam-se ao excesso de informação, à leitura superficial, ao vício e à falta de habilidade social dos alunos decorrente do uso excessivo de certos recursos da tecnologia. Para a melhoria da qualidade da educação, a formação inicial e continuada de professores deverá cuidar para que estes possam saber usar a tecnologia como ferramenta valiosa para o aprendizado dos alunos


Abstract: The aim of this study is to investigate the conceptions of Elementary School teachers about learning in the Digital Age, taking into consideration the changes that occurred with the development of technology in our society. For this purpose, we investigated teachers perceptions about learning, advantages and limitations of the use of technology in the classroom and the teachers role in this context. As a theoretical framework, we used the learning theories of David Ausubel and Seymour Papert. For the production of data, we used semi-structured interviews carried out with teachers from the 1st to the 4th year of some Elementary Schools located in the state of São Paulo. The data were analyzed according to the Content Analysis methodology. It was found that the use of technologies in the classroom motivates the students and arouses their interest, which can impact on learning. On the other hand, it also allowed us to verify that teachers do not draw a clear distinction between teaching and learning, they do not use intentionally technology to facilitate cognitive learning, and that, sometimes, technological resources are implemented as strategies to diversion in the classroom or to reproduce what is done on paper. Nevertheless, they see technology as a facilitator in accessing information and as a motivating resource for students. Some limitations they presented are related to excessive information, superficial reading, addiction and lack of social skills of students due to the excessive use of certain technology resources. In order to improve the quality of education, initial and ongoing teacher education must ensure that teachers can use technology as a valuable tool for student learning


Referência: Dissertação (Mestrado em Educação: Psicologia da Educação) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020-10-29

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