Jogos digitais como objeto de aprendizagem : a questão da intenção pedagógica



Trabalho

Ano: 2020

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digital

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Silva, Thaís Alves da

Orientador: Hessel, Ana Maria Di Grado


Assunto: Objetos de aprendizagem,Jogos educativos,Ensino a distancia,Learning objects,Educational games,Distance education


Resumo: A abordagem desta pesquisa recai sobre os Objetos de Aprendizagem, no contexto da educação a distância, e sobre os métodos de análise e avaliação dos aspectos pedagógicos dos Objetos de Aprendizagem. A pesquisa consiste em analisar e descrever se há aspectos e intencionalidade pedagógicos nos Objetos de Aprendizagem. O tipo de objeto de estudo da pesquisa é um jogo, e busca-se analisar como se dá a construção e desenvolvimento deste jogo e a intenção pedagógica deste objeto. O objetivo da pesquisa recai sobre a análise da intenção pedagógica de um jogo. A proposta é pesquisar métodos com critérios para avaliação de Objetos de Aprendizagem e apresentá-los. Por fim, escolher um deles para uso, na metodologia da dissertação, que será também descritiva. Utilizarei o método LORI (2018), dentre todos os tipos de critérios e parâmetros de avaliação de objetos. Os métodos encontrados são semelhantes, sendo assim, o LORI (2018) foi o escolhido como método a ser aplicado na análise do jogo. Ele foi desenvolvido para as avaliações dos aspectos pedagógicos dos objetos, como os outros, e, devido à proximidade do que se pretende nesta pesquisa, ele foi o selecionado. Por meio desse método, farei uma análise descritiva do jogo, e a metodologia desta pesquisa será pautada em uma descrição, também, de todo processo de análise do jogo, a partir dos critérios estabelecidos pelo método LORI (2018). Os resultados esperados com essas análises são: identificar se há aspectos pedagógicos nos Objetos de Aprendizagem, mais objetivamente nos jogos, apresentar os critérios de avaliações de OAs e adaptar os modelos de checklist já existentes para a área do designer instrucional, e, com isso, ajudar para o desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem com sua intenção pedagógica mais aparente e clara para o usuário


Abstract: The approach of this research falls on the Learning Objects, in the context of distance education, and on the methods of analysis and evaluation of the pedagogical aspects of the Learning Objects. The research consists in analyzing and describing if there are pedagogical aspects and intentionality in the Learning Objects. The type of study object of the research is a game, and it seeks to analyze how the construction and development of this game takes place and the pedagogical intention of this object. The objective of the research falls on the analysis of the pedagogical intention of a game. The proposal is to research methods with criteria for the evaluation of Learning Objects and to present them. At last, choose one of them for use, in the dissertation methodology, which will also be descriptive. I will use the LORI method, among all types of criteria and evaluation parameters of objects. The methods found are interesting, and very close to each other, therefore, LORI was chosen as the method to be applied in the game analysis. It was developed to make evaluations of the pedagogical aspects of the objects, like the others, but, due to the proximity of what is intended in this research, it was the chosen one. By means of this method, I will make an analysis and description of the game, and the methodology of this research will be based on a description, also, of the whole process of analysis of the game, based on the criteria established by the LORI method. The expected results with these analyses are to identify if there are pedagogical aspects in the Learning Objects, more objectively in the games. Present the evaluation criteria for the LOs and adapt the existing checklist models for the instructional designers area, and, with that, help for the development of Learning Objects with their pedagogical intention more apparent and clearer to the user


Referência: Dissertação (Mestrado em Tecnologia da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020-05-13

Tags: