Diretor escolar : contribuições de um curso semipresencial para a formação dos diretores ingressantes da rede estadual de ensino de São Paulo
Ano: 2020
Tipo: Dissertação
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Mestrado
Disciplina: Sem disciplina definida
Universidade (IES): PUCSP
Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores
Fonte de dados: PUCSP Dspace
Autor: Francisco, Rosangela de Lima
Orientador: André, Marli Eliza Dalmazo Afonso de
Assunto: Diretores escolares - Treinamento,Ensino a distancia,Educadores - Formacao,School principals - Training of,Distance education,Educators - Training of
Resumo: As constantes e rápidas mudanças do mundo contemporâneo exigem dos profissionais a busca de atualização e aperfeiçoamento para atender as demandas que se fazem necessárias. Assim, como outros profissionais, o diretor escolar enfrenta situações no ambiente escolar que o desafia a buscar diferentes soluções, as quais demandam diferentes competências, que nem sempre ele tem. Por isso é essencial que ele passe por um processo de formação continuada que o auxilie a construir novas competências a serem mobilizadas nos desafios da rotina escolar. A SEDUC-SP, por meio da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Profissionais da Secretaria da Educação Paulo Renato Costa Souza (EFAPE), ao abrir o concurso de 2017, para novos diretores da rede pública estadual, exigiu que aqueles que se efetivassem, frequentassem um curso de formação - Curso Específico de Formação aos Ingressantes Diretores de Escola, para prepará-los para enfrentar os desafios do cargo de forma mais eficiente e eficaz. A presente pesquisa, que tem como foco esse curso, pretendeu verificar se o curso atende às necessidades de formação do diretor escolar, em todas as suas dimensões. Assim, o objetivo geral da pesquisa foi analisar o curso de diretores ingressantes da EFAPE em termos de sua contribuição para a formação do diretor escolar. O curso de diretor ingressante é semipresencial e a parte ofertada no AVA-EFAPE é auto instrucional. As fontes de dados foram a entrevista com quatro diretores ingressantes, os registros dos diretores no AVA, o conteúdo do curso, legislação e várias referências teóricas na área de formação, como Lück (2008, 2009, 2010, 2011) e Libâneo et al(2010), e de TIC e EAD como Almeida (2002, 2004, 2009), Prado (2006, 2009), Levy (1999), Moran (2008), etc. Para a análise dos dados optou-se por uma abordagem qualitativa e mais especificamente a Análise de Prosa (André,1983), que é entendida como um modo de analisar um conteúdo levando em consideração vários fatores, isto é, tornando relevante todas as informações possíveis de forma a se aproximar do sentido atribuído pelos participantes e pelos documentos. A partir da análise, considerou-se que o curso tem contribuído para a atuação profissional do diretor escolar e que cumpre os objetivos de formação. No entanto foram encontrados indícios que sugerem outras necessidades de formação, sendo que algumas foram mencionadas pelos próprios diretores e outras detectadas a partir do confronto dos depoimentos com outros documentos. Os diretores não assumiram a comunidade virtual de aprendizagem como um espaço de interação, preferindo o uso do aplicativo Whatsapp que, segundo os depoimentos, acabou compensando inclusive a falta de um tutor online, em algumas situações. Os encontros presenciais também ajudaram a preencher essa falta, mas atenderam a muitas outras necessidades desses diretores. Foi detectado também que há uma necessidade maior de formação dos diretores para as TIC, a fim de que desenvolvam novas competências que o capacitem a assumir o papel de liderança na escola e na comunidade. Por fim, verificou-se que as formações devem ter continuidade para que o diretor tenha condições de lidar com as mudanças constantes, características do mundo contemporâneo
Abstract: 'The constant and rapid changes in the contemporary world require professionals to seek updating and improvement to meet the necessary demands. Thus, like other professionals, school principal face situations in the school environment that mobilize them to seek different solutions, which demand different skills, which he has not always develop. That is why it is essential that he undergoes a process of continuing education that helps him to build new skills to be mobilized in the challenges of the school routine. SEDUC-SP, through the School of Training and Improvement of Professionals of the Education Secretariat "Paulo Renato Costa Souza" (EFAPE), when opening the 2017 public tender, for new directors of the state public network, demanded that those who became effective attend a training course - Specific Training Course for incoming School Principal, to prepare them to face the challenges of the job more efficiently and effectively. The present research, which focuses on this course, intended to verify if it meets the training needs of the school principal, in all its dimensions. Thus, the general objective of the research was to analyze the EFAPE course for incoming principals in terms of their contribution to the formation of the school principal. The incoming director course is semi-presential and the part offered at AVA-EFAPE is self-instructional. The data sources were the interview with four new directors, the records of the directors in the AVA (Virtual learning environment), the course content, legislation and various theoretical references in the field of training, such as Lück (2008, 2009, 2010, 2011), Libâneo et al (2010), and ICT and EAD, such as Almeida (2002, 2004, 2009), Prado (2006, 2009), Levy (1999), Moran (2008), etc. For the analysis of the data, a qualitative approach was chosen and more specifically the Análise de Prosa (Prose Analysis) (André, 1983), which is understood as a way to analyze a content looking for several factors, that is, making all possible information relevant in order to approximate the meaning attributed by the participants and the documents. From the analysis, it was considered that the course has contributed to professional performance and that it fulfills the training objectives. However, evidence was found that suggests other training needs, some of which were mentioned by the directors themselves and others were detected by comparing the testimonies with other documents. The directors did not assume the virtual learning community as a space for interaction, preferring the use of the Whatsapp application which, according to the testimonies, ended up even compensating for the lack of an online tutor, in some situations. Face-to-face meetings also helped to fill this gap, but met many other needs of these directors. It was also detected that there is a greater need for training ICT directors in order to develop new skills that enable them to assume the leadership role in the school and in the community. Finally, it was found that the training must continue so that the director is able to deal with the constant changes, a contemporary worlds characteristic'
Referência: Dissertação (Mestrado em Educação: Formação de Formadores) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020-07-01
Tags: