R-ver Mat : uma proposta para recuperação paralela de conteúdos de matemática no ensino médio
Ano: 2020
Tipo: Tese
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Doutorado
Disciplina: Sem disciplina definida
Universidade (IES): PUCSP
Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Fonte de dados: PUCSP Dspace
Autor: Santos, Eliana Calixto
Orientador: Abar, Celina Aparecida Almeida Pereira
Assunto: Recuperacao paralela,Ensino hibrido,Tecnologia educacional,Parallel recovery,Blended learning,Educational technology
Resumo: Essa tese apresenta uma proposta de recuperação paralela online, desenvolvida na modalidade de Ensino Híbrido e no seu modelo Flex, para as disciplinas de matemática e afins, dos cursos técnicos profissionalizantes de nível médio no campus Jacareí do Instituto Federal de São Paulo- IFSP. A proposta apresentada se justifica, pois, a recuperação paralela nas disciplinas que necessitam de conhecimentos prévios de matemática precisa ser ofertada tão logo o aluno ingresse na instituição ou antes da disciplina iniciar seu ano letivo. A proposta apresentada nessa tese, denominada R-ver Mat, foi desenvolvida e disponibilizada no Moodle do IFSP, considerando a integração dos conteúdos de matemática já estudados nos ensinos fundamental e médio, com os das disciplinas dos cursos técnicos. A fundamentação teórica desta pesquisa teve como base a teoria da aprendizagem de Ausubel (1968) e aspectos da teoria Ciclo e Espiral da Aprendizagem de Valente, como suportes para a construção da proposta e análise do processo de aprendizagem do aluno durante sua participação nos módulos disponibilizados. A metodologia da pesquisa considerou os pressupostos do Design Experiments de Brown (1992), que possibilitou o aprimoramento das três versões apresentadas nessa tese. Os sujeitos de pesquisa, em sua maioria, apresentaram melhor desempenho comparado com os da avaliação diagnóstica. Os resultados também apontam a aceitação do programa R-ver Mat, tanto por parte da instituição, como por parte de alguns professores dos cursos envolvidos, indicando a continuidade da proposta
Abstract: This thesis presents a proposal for parallel online recovery, developed in the Blended Learning modality and its Flex model, for the mathematics and related disciplines of the technical vocational courses of medium level in the Jacareí campus of the Federal Institute of São Paulo - IFSP.The presented proposal is justified because the parallel recovery in the disciplines that demand previous knowledge of mathematics needs to be offered as soon as the student enters the institution or before the discipline starts its academic year. The proposal presented in this thesis, called R-ver Mat, was developed and made available in the Moodle of the IFSP, considering the integration of the mathematics contents already studied in the elementary and high school, with those of the subjects of the technical courses. The theoretical basis of this research was based on the learning theory of Ausubel (1968) and aspects of Valentes Learning Cycle and Spiral theory, as supports for the construction of the proposal and analysis of the students learning process during his participation in the available modules. The research methodology considered the assumptions of Browns Design Experiments (1992), which enabled the improvement of the three versions presented in this thesis. Most of the research subjects performed better compared to those of the diagnostic evaluation. The results also point to the acceptance of the R-ver Mat program, both by the institution and by some teachers of the courses involved, indicating the continuity of the proposal
Referência: Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020-06-17
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