O pensamento computacional : ensino e aprendizagem através do software processing
Ano: 2016
Tipo: Dissertação
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Mestrado
Disciplina: Sem disciplina definida
Universidade (IES): PUCSP
Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digital
Fonte de dados: PUCSP Dspace
Autor: Bozolan, Sandra Muniz
Orientador: Hildebrand, Hermes Renato
Assunto: Tecnologias emergentes,Ensino/aprendizagem,Processing,Emerging technologies,Teaching / learning,Processing
Resumo: O presente estudo apresenta um estudo de campo que utiliza as Tecnologias Emergentes, aliadas ao Pensamento Computacional e pode auxiliar no processo de Ensino e Aprendizagem. Segundo José Armando Valente (1998), a utilização de computadores para a Educação possui quatro ingredientes importantes que fazem parte do processo de ensino e aprendizagem: o computador, o software educativo, o professor alfabetizado e capacitado para utilizar os computadores no meio educacional e o aluno. Assim, tenta-se compreender como a apropriação das tecnologias no espaço acadêmico, pode enriquecer este campo fértil de possibilidades e recursos, onde as categorias mais comuns são: tutorias, exercícios e práticas, jogos e simulação que possuem a modalidade diversas. Este estudo de campo investigou, acompanhou e analisou os recursos e metodologias utilizadas pelos professores durante as aulas. Efetivamente, utilizou-se o software Processing como ferramenta para o ensino e aprendizagem e para desenvolver o conteúdo das disciplinas Elementos Fundamentais de Matemática, em 2015 e Introdução ao Pensamento Computacional, em 2016 com os alunos do Curso de Graduação em Comunicação Social - Midialogia, da UNICAMP. Os dados dos alunos utilizados para esta pesquisa foram compilados a partir de acompanhamento das aulas, respostas a questionários e relatórios realizados pelos alunos durante o curso. Esses dados foram categorizados, compilados e submetidos a análise, utilizando o método estatístico multidimensional que se baseia no software CHIC - Classificação Hierárquica, Implicativa e Coersitiva - que gerou as árvores de similaridade e os números de ocorrência das categorias. Com base nos dados e no resultado das análises, identificou-se alguns padrões que são responsáveis por este processo de ensino e aprendizagem. Eles são divididos em 7 fases: Emocional, Técnico-operacional, Imitação, Relação-comunicação, Relação-informação, Relação-expressão reflexiva e Autoformação. O entendimento das fases são elementos fundamentais para entender como o uso das Tecnologias Emergentes para o ensino e aprendizagem foram alcançados nas duas disciplinas do curso de Midialogia,
Abstract: 'This study presents a field study that uses Emerging Technologies, coupled with the Computational Thinking and can assist in the teaching and learning process. According to Valente (1998), the introduction of computers in education has obligatorily four equally important ingredients in the process of teaching and learning: computer, educational software, literate teacher able to use the computer as educational medium and the student. So, try to understand how the appropriation of technologies in the academic space, can enrich this fertile field of possibilities and resources, where the most common categories are: tutorials, exercises and practices, games and simulation that have a different mode. This field study investigated, monitored and analyzed the resources and methodologies used by the teacher during class. Effectively used the Processing software as a tool for teaching and learning and to develop the content of the subjects "Mathematics Fundamental Elements" in 2015 and "Introduction to Computational Thinking" in 2016 with the students of Communication Undergraduate Course Social - Medialogy, UNICAMP. The data extracted from this research through class monitoring and response questionnaires for the course students were compiled. These data were analyzed, categorized, compiled and submitted to analysis using the statistical method multidimensional through software CHIC - Coercion Implication and Hierarchic Classification - that generated the trees of similarity and the occurrence of numbers categories and from them, we used Excel, from which was generated trees similarity. Based on the data and analysis results, we identified some patterns that are responsible for this process of teaching and learning. They are divided into 7 phases: Emotional, Technical-Operational, Imitation, Relation-communication, Relation-information, Relation-reflexive expression and Self-formation. The understanding of the phases are fundamental elements to understand how the use of Emerging Technologies for teaching and learning were achieved in the two disciplines of the Midialogy course'
Referência: Dissertação (Mestrado em Tecnologia da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016-11-16
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