O impacto do computador na vida dos universitários da terceira idade



Trabalho

Ano: 2009

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digital

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Vieira, Kely Cristina Pereira

Orientador: Peña, Maria de Los Dolores Jimenez


Assunto: Tecnologia na terceira idade,Educacao continuada,Computadores e idosos,Idosos -- Educacao -- Informatica,Technology,Continued education,Third age


Resumo: A estrutura curricular ofertada pela Universidade Aberta da Terceira Idade, do curso de informática oferecido fora da estrutura obrigatória, foi o que instigou esta pesquisa. Como se processa a presença do computador na vida das pessoas da Terceira Idade quando adentram no mundo digital? Para responder essa questão, esta pesquisa apresenta uma investigação sobre as contribuições que a tecnologia pode trazer à terceira idade, a partir da inserção na Universidade da Maturidade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Universidade Uni Santana, onde é ofertada a disciplina de informática como optativa. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa desenvolvido com alunos em idade igualou superior a 60 anos. A análise dos dados recolhidos identificou que, a partir da busca pela educação continuada, a tecnologia permitiu a estimulação mental, o bem-estar, o contato com amigos, um aprendizado do mundo, condições que possibilitaram a redução do isolamento além de auxiliar na reconstrução das identidades e senso de cidadania por meio da interação tecnológica e do convívio social,


Abstract: The curricular structure offered by the Open University of the Third Age, of the computer science course offered outside of the obligator structure, it was what instigated this research. How it is processed the presence of the computer in the life of the people of the Third Age when they come into the digital world? To answer this question this research presents an inquiry over the contributions that the technology can bring to the people in the Third Age, from the insertion in the University of the Maturity of the Pontifical University Catholic of São Paulo and Uni Santana University, where is offered the discipline computer science as optional. It is about a study of qualitative nature, developed with pupils in age or superior of 60 years. the analysis of the collected data identified that, from the search for the continued education, the technology provided the mental stimulation, the well-being, the contact with friends, a learning of the world, conditions that made possible the reduction of the isolation, beyond assisting the reconstruction of their identity and citizenship sense, through the technological interaction and social conviviality


Referência: Dissertação (Mestrado em Mídias Digitais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009-09-24

Tags: