Ensino de história, construção de identidades políticas e práticas cidadãs : resistências e desafios na contemporaneidade
Ano: 2018
Tipo: Dissertação
Agência fin.: CAPES
Grau: Mestrado profissional
Disciplina: Ensino de História
Universidade (IES): UNICAMP
Faculdade/Departamento: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa: Mestrado em Ensino de História
Fonte de dados: UNICAMP DSpace
Autor: Vieira, Flávia Jacober Colar
Orientador: Josianne Frância Cerasoli
Assunto: Historia - Estudo e ensino,Cidadania,Identidade social - Aspectos politicos,Tecnologia,Protagonismo,History - Study and teaching,Citzenship,Social identity - Political aspects,Protagonism
Resumo: Resumo: A educação no Brasil, conforme previsto na Constituição Federal, tem entre seus objetivos principais a promoção da cidadania e incentivo à pluralidade, condições necessárias à participação do indivíduo na esfera coletiva de um estado democrático. Entretanto, observa-se na prática que a política frequentemente é associada a algo apartado do cotidiano, no qual a participação do cidadão parece restringir-se ao voto, distanciando-se das decisões tomadas quase que exclusivamente pelos representantes eleitos. A partir de uma análise do tempo presente, são perceptíveis, entretanto, os limites e as fragilidades dessa ideia de desinteresse, uma vez que releva o papel da ampliação dos espaços para o debate político, especialmente por conta das novas tecnologias digitais. Apesar da cautela necessária em relação às novas tecnologias, elas potencializam formas de interação social tornando-as mais acessíveis e velozes. São por isso capazes de escancarar as contradições de uma sociedade cindida por tensões ideológicas que dificultam uma busca produtiva por soluções e a superação de formas sociais e políticas de exclusão. Diante de tal realidade, o ensino de história voltado à formação de cidadãos críticos encontra-se frequentemente ameaçado e o exercício do direito constitucional da educação torna-se um ato de resistência. O incentivo ao protagonismo dos estudantes e a apropriação criativa dos recursos tecnológicos torna-se imprescindível como estratégia de enfrentamento de uma realidade excludente e que prioriza aspectos conteudistas ou as necessidades do mercado de trabalho. Ao desenvolver um aplicativo voltado ao debate político no ensino de história, o presente estudo considera a importância de uma formação holística que oportunize experiências significativas e contribuam para a construção cidadã de cada indivíduo, gerando impacto positivo em sua atuação coletiva
Abstract: Abstract: Education in Brazil, as foreseen in the Federal Constitution, has among its main goals the promotion of citizenship and incentive to plurality, necessary conditions for the participation of the individuals at the collective scope of a democratic state. However, it is observed that, in practice, politics is often associated with something detached from the quotidian, in which citizens participation seems to be restricted by vote, thus, distancing from decisions taken almost exclusively by the elected representatives. Starting from a present time analysis, however, the limits and fragilities of this idea of lack of interest are noticeable, as it reveals the importance of enlargement of the space for political debate, especially due to the new digital technologies. Despite of the required caution related to the new technologies, they potentialize the ways of social interaction by making them more accessible and faster. Hence, they are capable of showing very clearly the contradictions of a Society which is divided by ideological tensions which make difficult a productive search for solutions and the overcome of social and political ways of exclusion. In face of this reality, History teaching aimed at the development of critical citizens is often threatened and the practice of the constitutional right of education become a resistance act. The incentive for the students to take the protagonism and the creative appropriation of the technological sources become indispensable as a strategy to confront an excluding reality which prioritizes content aspects or job markets demands. By developing an application focusing on the political debate at History teaching, this present study considers the importance of a holistic education capable of providing meaningful experiences and contributing for the citizen building of each individual, creating a positive impact at its collective participation,\$aEnsino de História,\$aMestra em Ensino de História,\$a5628988,\$aCAPES
Referência: VIEIRA, Flávia Jacober Colar. Ensino de história, construção de identidades políticas e práticas cidadãs: resistências e desafios na contemporaneidade. 2018. 1 recurso online (140 p.). Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP.
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