A formação continuada de professores e a educação a distancia : novas possibilidades



Trabalho

Ano: 2009

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Lingua Materna

Universidade (IES): UNICAMP

Faculdade/Departamento: Instituto de Estudos da Linguagem

Programa: Mestrado em Linguística Aplicada

Fonte de dados: UNICAMP DSpace

Autor: Vianna, Carolina Assis Dias

Orientador: Angela Del Carmem Bustos Romero de Kleiman


Assunto: Professores - Educacao (Educacao permanente),Interacao professor-aluno,Tecnologia da informacao,Ensino a distancia,Teachers continuing education,Teacher-student interaction,Technologies of information,Distance education


Resumo: Resumo: Este trabalho investiga o curso-piloto Letramento nas séries iniciais, um curso de formação continuada de professores, realizado na modalidade semipresencial pelo Centro de Formação de Professores do Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp (CEFIEL) no ano de 2005. Direcionamos nosso estudo tanto para a relação dos professores em formação com as novas tecnologias de informação e comunicação (TIC), quanto para a microanálise das interações ocorridas a distância entre os participantes do curso. Nosso objetivo principal é refletir sobre os processos de formação de professores, voltando o olhar para o curso de formação oferecido pelo Cefiel, na modalidade semipresencial. Para tanto, discutimos questões relativas ao real acesso que os professores em formação têm ao computador e ao curso, às características da nova aula que se configura no espaço virtual, aos papéis dos sujeitos participantes do curso, às estratégias utilizadas por formadores e professores na interação via escrita. Percebemos, ao longo da pesquisa, que o fator determinante para as diversas especificidades encontradas nas interações e produções colaborativas do curso em análise não está exclusivamente relacionado ao fato de a maior parte ter sido desenvolvida na modalidade a distância. Foi possível notar, com as análises, que os recursos disponibilizados pelo uso do computador e da Internet podem, sim, auxiliar na construção de uma interação diferenciada em relação ao que ocorre em uma aula presencial, mas o que determina se essas tecnologias serão utilizadas em favor de uma aula menos centralizada na figura do professor e mais colaborativa é de fato a metodologia adotada pelos formadores


Abstract: Abstract: The purpose of this work is to investigate a teachers continuing education course, called Letramento nas séries iniciais (Literacy in first years of schooling), a mixed-mode course (with online interactions and two face-to-face classroom meetings, over a period of two months), offered in 2005, by CEFIEL (Center for Teacher Continued Education, Institute of Language Studies, State University of Campinas (UNICAMP, Brazil). The work focuses on the teachers expertise and familiarity with computer technology and on the microanalitic of written interactions between participants. In order to reflect about the teachers continuing education processes, focusing on this specific course, we investigate such aspects as the real access of teachers to the computer and the Internet, the characteristics of online classes in the virtual space, the functions of participants in the course and the participants uses of writing in computer mediated communication. The findings reveal that determinant factors of course interaction and learning are related to the online component, and, more importantly, to the methodology adopted. Our results show that computer resources could help in the construction of a differentiated class interaction, but whether the technology is put to use in favor of a more collaborative lesson, less centered on the university instructor depends more on the methodology adopted than on the presence of technology by itself,\$aLingua Materna


Referência: VIANNA, Carolina Assis Dias. A formação continuada de professores e a educação a distancia: novas possibilidades. 2009. 161 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em:

Tags: