Modos de participação e apropriação da cultura : vida, escola e mídia na educação infantil do campo



Trabalho

Ano: 2016

Tipo: Dissertação

Agência fin.: CAPES

Grau: Mestrado

Disciplina: Educação

Universidade (IES): UNICAMP

Faculdade/Departamento: Faculdade de Educação

Programa: Mestrado em Educação

Fonte de dados: UNICAMP DSpace

Autor: Vasconcelos, Beatriz Nogueira Marques

Orientador: Ana Luiza Bustamante Smolka


Assunto: Educacao infantil,Educacao no campo,Cultura,Habitus,Perspectiva historico-cultural,Childhood education,Education of the field,Habitus,Historical-cultural perspective


Resumo: Resumo: Esta dissertação trata de uma experiência realizada em uma escola de educação infantil da rede pública, localizada em uma comunidade rural do Agreste pernambucano. Com base na análise das interações das crianças e os modos como se apropriam de artefatos midiáticos, o trabalho discute sobre os modos como as crianças incorporam os conteúdos da mídia televisiva na dinâmica vivenciada na escola. Durante a análise buscamos evidenciar as falas e gestos das crianças durante os momentos de: brincadeira, criação de desenhos e histórias, e na produção de animações em contexto escolar. Nossa análise evidenciou a elaboração teórica a partir de uma perspectiva multidisciplinar na intersecção de três áreas do conhecimento: a psicologia histórico-cultural a partir de L. Vigotski, a filosofia da linguagem ancorada na perspectiva de M. Bakhtin, e as ciências sociais inspirada nos estudos de P. Bourdieu. Neste entrecruzamento teórico, ressaltamos principalmente a importância da observação das brincadeiras e das atividades de criação das crianças no âmbito da educação infantil. Tal análise nos permitiu compreender os modos de criação e participação na cultura, as diversas vozes sociais impressas nas produções das crianças e as hierarquias sociais (re) produzidas nos momentos de interação entre os pares de idade


Abstract: Abstract: This dissertation is about an experiment carried out in a public school for children, located in a rural community in the Agreste region of Pernambuco. Based on the analysis of childrens interactions and the ways in which they appropriate media artifacts, this work discusses the ways in which children incorporate the contents of television media into the dynamics experienced in the school. During the analysis we tried to highlight the speeches and gestures of children during the moments of: play, creation of drawings and stories, playdough sculptures and the production of animations in school context. Our analysis evidenced the theoretical elaboration from a multidisciplinary perspective at the intersection of three areas of knowledge: historical-cultural psychology from L. Vigotski, the philosophy of language anchored in M. Bakhtins perspective, and the social sciences inspired by the studies of P. Bourdieu. In this theoretical intersection, we emphasize the importance of observing play and the children¿s creation activities in the context of early childhood education. This analysis allowed us to understand the modes of creation and participation in culture, the diverse social voices printed in childrens productions and the social hierarchies (re) produced in moments of interaction between the pairs of age,\$aEducação,\$aMestra em Educação,\$aCAPES


Referência: VASCONCELOS, Beatriz Nogueira Marques. Modos de participação e apropriação da cultura: vida, escola e mídia na educação infantil do campo. 2016. 1 recurso online (154 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em:

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