Um olhar sobre a integração de tecnologias digitais e os conhecimentos profissionais do professor durante à ação pedagógica



Trabalho

Ano: 2020

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Ensino de Ciências e Matemática

Universidade (IES): UNICAMP

Faculdade/Departamento: Instituto de Física Gleb Wataghin

Programa: Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Fonte de dados: UNICAMP DSpace

Autor: Valle, Luciene Angélica Cardoso

Orientador: Gildo Girotto Júnior


Assunto: Conhecimento tecnologico pedagogico do conteudo,Tecnologia educacional,Formacao de professores,Conhecimento pedagogico do conteudo,Technological pedagogical content knowledge,Educational technology,Teacher training,Pedagogical content knowledg


Resumo: Resumo: É possível afirmar que ao longo dos últimos anos a educação tem passado por diversas mudanças e que as mesmas têm se refletido nos ambientes educacionais. Hoje, em pleno século 21, mediante aos estudos derivados do processo de ensino-aprendizagem e com as constantes evoluções tecnológicas (inteligência artificial, robótica, análise de dados, etc) observamos que o maior acesso à informação por parte de alunos e professores, o surgimento de novas práticas pedagógicas, as quais podem incorporar cada vez mais as tecnologias existentes, tendem a criar ambientes educacionais diferentes daqueles encontrados há tempos. Tantas mudanças também necessitam de um corpo docente preparado e, diante deste fato, propomos neste estudo investigar como os conhecimentos de professores para a atuação com TDIC estão integrados aos conhecimentos do conteúdo específico e aos conhecimentos pedagógicos. Com o objetivo de investigar esta temática recorremos a base de conhecimento proposta por Shulman (1986) e ao referencial de Mishra e Koehler (2006) a respeito dos Conhecimentos Tecnológicos Pedagógico do Conteúdo (TPACK). Deste modo, observamos quatro professores de matemática em um cenário real de aula a qual se utilizou recursos tecnológicos e levantamos os dados através de questionários, planos de aula, observações da aula e entrevistas. Reconhecemos algumas fragilidades do método utilizado em um contexto específico, porém, através dos materiais acessados e analisados, foi possível compreender como os conhecimentos profissionais se relacionam com as TDIC. Discutimos a proposta do modelo do TPACK frente a especificidade ou generalidade e as possibilidades frente ao construto do Conhecimentos Pedagógico do Conteúdo (PCK). Foi possível inferir a respeito da apropriação pedagógica e da relação com a forma com que os profissionais desenvolvem sua prática e incorporam os conhecimentos tecnológicos aos conhecimentos pedagógicos e do conteúdo. Bem como perceber de que modo a mobilização dos conhecimentos pode se apresentar em diferentes formas, sendo possível reconhecer o TPACK específico a uma prática, mesmo que o nível de apropriação tecnológica não seja elevado. Por fim, consideramos a necessidade de propostas de trabalho envolvendo a formação inicial e continuada direcionada ao processo de reflexão sobre aspectos mais amplos do uso das tecnologias no ambiente educacional de modo a levar os professores a refletir sobre o uso das TDIC nos diferentes espaços de ensino e aprendizagem. Concluímos que os estudos sobre a formação para o uso de tecnologias são de fato necessários no sentido de uma formação para o desenvolvimento profissional


Abstract: Abstract: It is possible to say, over the last years the education has been going through a lot of changes and they had been reflected in the educational environments. Today, in the 21st century, through studies derived from the teaching-learning process and the constant technological developments (artificial intelligence, robotics, data analysis, etc.) we see that the greater access to information by students and teachers, the emergence of new pedagogical practices, which may increasingly incorporate existing technologies, tend to create different educational environments than those found long ago. So many changes also need a prepared teaching staff and, considering this fact, we propose in this study to investigate teachers knowledge for working with TDIC are integrated with the knowledge of the specific content and the pedagogical knowledge. With the purpose to inquiries about this theme, we use the knowledge base proposed by Shulman (1986) and the reference of Mishra and Koehler (2006) about the Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK). In this way, we observed four mathematics teachers in a real classroom scenario which used technological resources and collected the data through questionnaires, lesson plans, class observations and interviews. We recognize some weaknesses of the method used in a specific context, however, through the materials accessed and analyzed, it was possible to understand how professional knowledge is related to TDIC. We discussed the proposal of the TPACK model in view of the specificity or generality and the possibilities in view of the Pedagogical Content Knowledge (PCK) construct. It was possible to infer about the pedagogical appropriation and the relationship with the way professionals develop their practice and incorporate technological knowledge to pedagogical knowledge and content. As well as to understand how the mobilization of knowledge can be presented in different forms, being it is possible to recognize the TPACK specific to a practice, even if the level of technological appropriation is not high. Finally, we consider the need for work proposals involving initial and continuing training aimed at the reflection process on broader aspects of the use of technologies in the educational environment in order to lead teachers to reflect on the use of TDIC in different teaching and learning spaces. We conclude that studies on training for the use of technologies are in fact necessary in the sense of training for professional development,\$aMestrado,\$aEnsino de Ciências e Matemática,\$aMestra em Ensino de Ciências e Matemática


Referência: VALLE, Luciene Angélica Cardoso. Um olhar sobre a integração de tecnologias digitais e os conhecimentos profissionais do professor durante à ação pedagógica . 2020. 1 recurso online ( 135 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP.

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