Uso de laboratórios remotos integrados a jogos digitais para o ensino de física



Trabalho

Ano: 2019

Tipo: Dissertação

Agência fin.: FAPESP

Grau: Mestrado

Disciplina: Sistemas de Informação e Comunicação

Universidade (IES): UNICAMP

Faculdade/Departamento: Faculdade de Tecnologia

Programa: Mestrado em Tecnologia

Fonte de dados: UNICAMP DSpace

Autor: Tulha, Carinna Nunes

Orientador: Orientadores: Marco Antonio Garcia de Carvalho, Vitor Rafael Coluci


Assunto: Experimentacao remota,Efeito fotovoltaico,Jogos educativos,Fisica - Estudo e ensino,Remote experimentation,Photovoltaic effect,Educational games,Physics - Study and teaching


Resumo: Resumo: Laboratórios remotos e jogos digitais são ferramentas que podem contribuir para o ensino de Ciências. Enquanto os laboratórios remotos são experimentos reais acessados remotamente via internet, os jogos digitais envolvem simulações virtuais que apresentam competição, desafios e recompensas. Ambas estas tecnologias podem influenciar na processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, a integração de laboratórios remotos com jogos digitais pode criar uma sinergia entre essas tecnologias e levar a construção de um novo objeto de aprendizagem. Durante esta pesquisa, estudamos esse processo de desenvolvimento de um jogo digital integrado a um laboratório remoto, voltado ao ensino do efeito fotovoltaico, um conteúdo da disciplina de Física apresentado no segundo ano do Ensino Médio. O objeto de aprendizagem desenvolvido foi aplicado na Escola Juan Orobio Goitia BHI, no Colégio Prof.a Jandyra Antunes Rosa e no Colégio Técnico de Limeira. Sua eficiência foi avaliada por meio de um questionário próprio, criado a partir de um modelo de qualidade de jogos baseado no Modelo de Análise de Qualidade de Jogos Educacionais MEEGA+. Os resultados demonstram que, de modo geral, os estudantes tiveram uma experiência positiva quando ao uso das tecnologias. Entretanto, não houve uma variação estatística considerável quando comparamos o uso de ambas as tecnologias. Os estudantes se mantiveram neutros quanto a preferência de manipulação do experimento remoto, sendo pelo jogo ou pela plataforma online. Mas acreditam que o jogo contribuiu para a interação com o experimento. De modo geral, é possível afirmar que o uso das tecnologias em sala motivou os estudantes e auxiliou no processo de aprendizagem


Abstract: Abstract: Remote laboratories and digital games are tools that can contribute to science education. While remote labs are real experiments accessed remotely via the internet, digital games involve virtual simulations that present competition, challenges, and rewards. Both of these technologies can influence the teaching and learning process. Thus, the integration of remote labs with digital games can create synergy between these technologies and lead to the construction of a new learning object. During this research, we studied this process of developing a digital game integrated into a remote laboratory, focused on the teaching of photovoltaic effect, a content of the subject of Physics presented in the second year of high school. The learning object developed was applied at Juan Orobio Goitia BHI School, at Prof.a Jandyra Antunes Rosa College, and Limeira Technical College. Its efficiency was assessed by its questionnaire, created from a game quality model based on the MEEGA + Educational Game Quality Analysis Model. The results show that, overall, students had a positive experience when using technologies. However, there was no considerable statistical variation when comparing the use of both technologies. The students remained neutral regarding the preference of manipulation of the remote experiment, either by the game or by the online platform. But they believe the game contributed to the interaction with the experiment. In general, it is possible to state that the use of classroom technologies motivated students and assisted in the learning process


Referência: TULHA, Carinna Nunes. Uso de laboratórios remotos integrados a jogos digitais para o ensino de física. 2019. 1 recurso online (98 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Tecnologia, Limeira, SP.

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