EAD digital : em busca de uma compreensão teorica da area



Trabalho

Ano: 2007

Tipo: Tese

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Doutorado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): UNICAMP

Faculdade/Departamento: Instituto de Artes

Programa: Doutorado em Multimeios

Fonte de dados: UNICAMP DSpace

Autor: Trindade, Antonio Alberto

Orientador: Jose Armando Valente


Assunto: Ensino a distancia,Educacao e tecnologia,Fundamentos da EAD digital,Tecnologia da informacao e comunicacao,Comunicacao pedagogica,Distance education,Education and technology,Principles of digital DE,Information and communication technologies,Pedagogical communication


Resumo: Resumo: Nesse trabalho nos propusemos investigar o campo da EAD Digital (educação a distância realizada a partir do uso das novas tecnologias digitais) a fim de compreender as bases teóricas que sustentam as diversas e variadas práticas na área. Com a pesquisa, concluímos que: 1- A prática em EAD Digital tem forte teor comunicacional e isso favorece a que sujeitos diversos, mesmo sem formação pedagógica, desenvolvam atividades na área, 2- pelo teor comunicacional que possui, a EAD Digital não pode ser simplesmente entendida e pensada como educação no sentido tradicional, trata-se de uma prática social nova possibilitada pelos avanços no campo das tecnologias de informação e comunicação, 3- a EAD Digital tem uma racionalidade comunicativa, ou seja, é uma atividade que se realiza na medida em que os sujeitos envolvidos no processo formativo produzem e vivenciam situações comunicativas que garantem a satisfação de suas necessidades, 4- pelo que acabamos de dizer, é coerente e, a nosso ver, muito apropriado, que a atividade em EAD Digital seja entendida como comunicação pedagógica, 5- o campo da EAD Digital tem problemáticas próprias e especificidades, fator que nos impede de compreendê-lo ou interpretá-lo com base apenas em conhecimentos teóricos do campo da educação presencial.


Abstract: 'Abstract: In this work we proposed the investigation of Digital DE (distance education provided through the use of new digital technologies) in order to understand the theoretical grounds that support the various and varied practices in the area. With the research, we concluded that: 1- The practice in Digital DE has strong communicational content and that contributes for various individuals, even without pedagogical background, developing activities in the area, 2- because of its communicational content, Digital DE cannot be understood and thought of as mere "education" in its traditional sense, it is a new social practice enabled by the advances in the fields of information technology and communication, 3- Digital DE has a communicative rationality, that is, it is an activity that is performed to the extent in which the individuals involved in the educational process produce and experience communicative situations that ensure the meeting of their needs, 4- from what we have just said, it is coherent and, in our view, most appropriate, that the Digital DE activity be understood as "pedagogical communication", 5- the field of Digital DE has its own problems and specificities, a factor that prevents us from understand it or interpret it based only on the theoretical knowledge from the field of presential education.'


Referência: TRINDADE, Antonio Alberto. EAD digital: em busca de uma compreensão teorica da area. 2007. 245 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em:

Tags: