Uma proposta de software de educação matematica para educação infantil



Trabalho

Ano: 2004

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): UNICAMP

Faculdade/Departamento: Faculdade de Educação

Programa: Mestrado em Educação

Fonte de dados: UNICAMP DSpace

Autor: Boscariol, Fabiana

Orientador: Afira Vianna Ripper


Assunto: Piaget, Jean, 1896-1980,Educacao matematica,Educacao infantil,Jogos,Informatica


Resumo: Resumo: A proposta foi desenvolver um software de educação matemática para educação infantil com a finalidade de propiciar a construção do número pela criança. Para o planejamento do software realizou-se pesquisa bibliográfica e análise de alguns softwares existentes no mercado. Baseado no referencial teórico de Piaget e de jogos computacionais, arquitetou-se um software propondo às crianças atividades de correspondência termo a termo, classificação e seriação, atividades fundamentais para que esta possa construir o número. Tendo como cenário uma casa, a criança pode experenciar e refletir por meio de situações de jogo o que realiza no cotidiano. Ao jogar, a criança não age apenas sobre o objeto, ela é capaz de refletir sobre o mesmo. O papel do professor é mediar a interação criança/software


Abstract: Abstract: The proposal was a mathematical education software development for child education with the goal of providing the number concept building. The software planning required bibliographical research and software analyze of some product available in the market. A software proposing the children matching activities term by term, classification and serialization, fundamental activities for the child build the number concept, was designed based upon computer games and Piaget theory referential. Having a house for background, the child can experiment and think through a set of games situations that she deals with in the reallife. Upon playing, the child dont just act on a object, she is capable of thinking about it. The teacher role is to mediate child/ software interaction


Referência: BOSCARIOL, Fabiana. Uma proposta de software de educação matematica para educação infantil. 2004. 73f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em:

Tags: