A educação baseada no paradigma da produção em massa, de servidores do estado de São Paulo, via cursos on-line : a comunidade virtual de aprendizagem como recurso para valorizar e resgastar a capacidade de pensar, interagir e construir do aprendiz
Ano: 2006
Tipo: Tese
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Doutorado
Disciplina: Sem disciplina definida
Universidade (IES): PUCSP
Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Fonte de dados: PUCSP Dspace
Autor: Tavares-Silva, Tania
Orientador: Campos, Tânia Maria Mendonça
Assunto: Cursos on-line,Comunidade virtual de aprendizagem,Aprendizagem,Ensino a distancia,Telecomunicacao na educacao,On line courses,Cyber learning community
Resumo: Este trabalho objetivou estudar como promover a educação baseada no paradigma da produção em massa, de servidores do estado de São Paulo, via cursos on-line, tendo a comunidade virtual de aprendizagem como recurso para valorizar e resgatar a capacidade de pensar, interagir e construir do aprendiz. Os fundamentos teóricos que apóiam as reflexões desta investigação estão baseados no significado do ato de aprender para responder aos desafios atuais, na aprendizagem de adulto, em como saber conciliar os aspectos afetivos e cognitivos no processo de construção do conhecimento, no professor como mediador da comunidade, no respeito ao silêncio virtual, na distinção entre colaboração e cooperação à luz do olhar de Piaget, no que é uma comunidade virtual de aprendizagem, e nas abordagens de Educação a Distância (EaD). Amparada nesse referencial teórico, desenvolveu-se a pesquisa, que imergiu nos fóruns pedagógicos, informais e técnicos da Comunidade Virtual de Aprendizagem do Curso de Governo Eletrônico do Estado de São Paulo, ofertado pela Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap), uma instituição ligada ao governo paulista. Com base na análise do material coletado nesses fóruns, esta investigação mostra que a solução encontrada para promover a educação baseada no paradigma da produção em massa, dos servidores do estado de São Paulo, via cursos on-line, resgatando a capacidade de pensar, interagir e construir do aprendiz, foi a criação de uma comunidade virtual de aprendizagem na abordagem do estar junto virtual (espaço em que todos participantes e mediadores pedagógicos e técnicos detêm conhecimentos específicos, diferenciados e relevantes, todos são co-autores e co-produtores do seu próprio conhecimento e, também, ambos participantes e mediadores são co-autores e co-produtores do que está sendo produzido e incorporado no ambiente, em um movimento contínuo e recursivo). Essa comunidade virtual de aprendizagem encontra-se sustentada por cinco suportes pedagógicos fundamentais: 1º) criação de um curso na abordagem broadcast (que apresenta o conteúdo/foco assunto de interesse comum a ser discutido entre os integrantes da comunidade contextualizado, significativo, e pedagogicamente estruturado e em constante construção, de forma a estimular a aprendizagem autônoma a todos os participantes), 2º) adoção do modelo andragógico (a aprendizagem adquire uma característica mais centrada no adulto, na sua experiência, na sua independência e na sua autogestão), 3º) mediação pedagógica e técnica (facilita o processo de ensino-aprendizagem, incentiva a interação nos fóruns de discussão e auxilia o participante a descobrir seu potencial intelectual), 4º) efetiva contribuição dos participantes (cada aprendiz torna-se agente de busca e construção do conhecimento, vindo a ser co-responsável e co-autor do seu aprendizado pessoal e profissional), e 5º) aprendizagem continuada (mesmo após o encerramento do curso, os participantes continuam tendo acesso à Comunidade Virtual de Aprendizagem, tornando esse espaço disponível aos participantes em seu dia-a-dia de trabalho, como um meio de aprimorar seus conhecimentos técnicos e seu desempenho profissional). Esses suportes pedagógicos que sustentam a Comunidade Virtual de Aprendizagem e, conseqüentemente, a educação no paradigma da produção em massa, podem ser considerados como recursos significativos para facilitar o processo de construção do conhecimento dos participantes, uma vez que possibilitam a troca de informações contextualizadas e atualizadas com a prática diária dos servidores, pois a comunidade realimenta o conteúdo do curso num processo contínuo, consolidam uma rede de colaboração, que potencializa a capacidade do servidor de se adaptar criticamente a novas situações, contribuem para o sentimento de empowerment nos servidores, pelo reconhecimento de suas contribuições, e levam a descobrir novos talentos no quadro de servidores do Estado. Os especialistas existem, porém estão incógnitos e, possivelmente, ignorados. A criação da comunidade virtual de aprendizagem pode ser a grande chance de o governo resgatar o potencial intelectual e humano de seus servidores, valorizando a capacidade de pensar, de criar e de se relacionar que eles detêm,
Abstract: The objective of this research is to study how to promote education of São Paulo State employees based on the mass production paradigm by means of on line courses in which the cyber learning community is used as a resource to restore and foster the learning, interaction and creative abilities of the learner. The theoretical foundations which support this research are based on the meaning of the act of learning in order to respond to current challenges, adult learning, combining affective and cognitive aspects in the knowledge-building process, the teacher as a mediator for the community, respecting cyber silence, the difference between collaboration and cooperation according to Piaget, and defining learning community and Distance Learning approaches. Based on these theories, we carried out a research, which immerged in the pedagogical, informal and specialized forums of the Learning Community of the Electronic Government Course of the State of São Paulo offered by the Administration Development Foundation (Fundap), an institution tied to the São Paulo State Government. Based on the analysis of the data gathered from these forums, this study shows that the solution found to promote the education of São Paulo State employees based on the mass production paradigm by means of on line courses in which the cyber learning community is used as a resource to restore and foster the learning, interaction and creative abilities of the learner was to create a cyber learning community addressing the concept of being together in cyberspace (a space in which everyone participants and pedagogical and specialized mediators hold specific, different and relevant forms of knowledge. Everyone works as a co-author and co-producer of their own knowledge, both parties are co-authors and coproducers of what is being produced and incorporated in the environment, in a continuous and resourceful movement). This cyber learning community is supported by five essential pedagogical pillars, which are: creating a course using the broadcast approach (presenting contextualized and relevant content/focus i.e. topics of common interest are discussed among the members of the community -, and a course which is pedagogically structured and in constant change in order to promote autonomous learning in regard to all participants), the andragogical model (this kind of learning is focused on adults, on their experience, independence and self-management), pedagogical and specialized mediation (facilitating the teaching-learning process, promoting interaction during the forums and helping participants to discover their intellectual potential), actual contribution from participants (each learner becomes an agent who seeks and builds knowledge, becoming co-responsible, and a co-author of their personal and professional learning), and continuous learning (even after the end of the course, participants continue to have access to the Cyber Learning Community and this space is made available to them on a day-to-day basis as a means of enhancing their specialized knowledge and professional performance). These pedagogical pillars which support the Cyber Learning Community and which, as a consequence, also supports education based on the mass production paradigm, can be considered major resources to facilitate the participants knowledge-building process, seeing that they enable the exchange of contextualized and updated information, since the community itself provides new inputs to the course content continuously, it consolidates a collaboration network which enhances the ability of the participant to adapt to the new situations through a critical perspective, it contributes to participants feeling of empowerment, since their contributions are acknowledged, and it helps find new talents among the São Paulo State employees. The experts are there, however they remain anonymous and, sometimes are even ignored. Creating cyber learning communities is an invaluable opportunity for the São Paulo Administration to restore the human and intellectual potential of its employees by promoting their thinking, creative and relationship abilities
Referência: Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006-11-23
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