Currículo : a implantação do laptop educacional no município de Cordeirópolis - SP
Ano: 2019
Tipo: Dissertação
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Mestrado
Disciplina: Sem disciplina definida
Universidade (IES): PUCSP
Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Fonte de dados: PUCSP Dspace
Autor: Talarico, Felipe Fernando
Orientador: Silva, Maria da Graça Moreira da
Assunto: Curriculo,Tecnologia educacional,Laptop educacional,Ensino auxiliado por computador,Curriculum,Educational technology,Educational laptop,Computer-assisted instruction
Resumo: Essa pesquisa se insere na linha de pesquisa Novas Tecnologias na Educação do Programa de Pós-graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem como objetivo investigar a prática pedagógica dos professores no primeiro ano de implantação do projeto de introdução de laptops educacionais em uma escola do município de Cordeirópolis, estado de São Paulo. Com abordagem qualitativa, foi realizada a observação de 5 professores do 1º ao 5º ano do ensino fundamental em uma escola além de entrevistas com a coordenação do Projeto analisado e questionário aplicado aos professores sobre a percepção sobre o uso das tecnologias em sua prática. Como resultados principais, identificou-se que os professores fazem uso sistemático das tecnologias tanto no planejamento como no dia a dia, o que contribui no processo de integração das tecnologias em sua prática e ao currículo. Condições favoráveis de infraestrutura e a gestão também contribuíram no processo,
Abstract: This research is part of the research line New Technologies in Education of the Graduate Program in Education: Curriculum of the Pontifical Catholic University of São Paulo. It aims to investigate the pedagogical practice of teachers in the first year of implementation of the project to introduce educational laptops in a school in Cordeirópolis, state of São Paulo. With a qualitative approach, five teachers from the 1st to the 5th grade of elementary school were observed in a school, as well as interviews with the coordination of the project analyzed and a questionnaire applied to teachers about the perception of the use of technologies in their practice. As main results, it was identified that teachers make systematic use of technologies in both planning and daily life, which contributes to the process of integration of technologies in their practice and curriculum. Favorable infrastructure conditions and management also contributed to the process
Referência: Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019-11-25
Tags: