Currículo : a implantação do laptop educacional no município de Cordeirópolis - SP



Trabalho

Ano: 2019

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Talarico, Felipe Fernando

Orientador: Silva, Maria da Graça Moreira da


Assunto: Curriculo,Tecnologia educacional,Laptop educacional,Ensino auxiliado por computador,Curriculum,Educational technology,Educational laptop,Computer-assisted instruction


Resumo: Essa pesquisa se insere na linha de pesquisa Novas Tecnologias na Educação do Programa de Pós-graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem como objetivo investigar a prática pedagógica dos professores no primeiro ano de implantação do projeto de introdução de laptops educacionais em uma escola do município de Cordeirópolis, estado de São Paulo. Com abordagem qualitativa, foi realizada a observação de 5 professores do 1º ao 5º ano do ensino fundamental em uma escola além de entrevistas com a coordenação do Projeto analisado e questionário aplicado aos professores sobre a percepção sobre o uso das tecnologias em sua prática. Como resultados principais, identificou-se que os professores fazem uso sistemático das tecnologias tanto no planejamento como no dia a dia, o que contribui no processo de integração das tecnologias em sua prática e ao currículo. Condições favoráveis de infraestrutura e a gestão também contribuíram no processo,


Abstract: This research is part of the research line New Technologies in Education of the Graduate Program in Education: Curriculum of the Pontifical Catholic University of São Paulo. It aims to investigate the pedagogical practice of teachers in the first year of implementation of the project to introduce educational laptops in a school in Cordeirópolis, state of São Paulo. With a qualitative approach, five teachers from the 1st to the 5th grade of elementary school were observed in a school, as well as interviews with the coordination of the project analyzed and a questionnaire applied to teachers about the perception of the use of technologies in their practice. As main results, it was identified that teachers make systematic use of technologies in both planning and daily life, which contributes to the process of integration of technologies in their practice and curriculum. Favorable infrastructure conditions and management also contributed to the process


Referência: Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019-11-25

Tags: